terça-feira, 9 de abril de 2013

Praliné de Amendoim do Papai

Feriado bom para matar a saudade de casa e ganhar aquele mimo do paizão, o famoso praliné de amendoim impossível de resistir!!! =)

Praliné


Ingredientes:

(a proporção é sempre 1 para 1)

- 1 copo de água fria
- 1 copo de açúcar refinado
- 1 copo de amendoim branco
- Panela grande que não se incomode de riscar, uma vez que o açúcar cristaliza

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes na panela e deixe no fogo alto. (Tempo livre para pensar na existência ) Assim que o caldo começar a engrossar, fique de olho no ponto do açúcar e com uma colher de pau misture o amendoim.


A partir do ponto em que passar a colher e enxergar o fundo da panela (foto 2), continue mexendo sem parar até que o açúcar comece a cristalizar e a secar. Não se assuste, parece que deu errado, mas a aparência que quer é essa mesma. (foto 3) Aí começa o teste de resistência dos braços! Rs.

Foto 2
Foto 3 - Momento "Xii, deu tudo errado!"

Continue mexendo até que o açúcar comece a derreter novamente, caramelizar um pouco e soltar do fundo da panela (foto 4). Neste instante, desligue o fogo e coloque em uma superfície para esfriar.

Foto 4

Enquanto morno, o amendoim e a casca ficam bem macios. Quando atingir a temperatura ambiente, fica mais crocante e está pronto para ser guardado em um pote. Difícil resistir!

Dica! Logo após o término, coloque a panela e colher de molho em água para facilitar a limpeza. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário