segunda-feira, 29 de abril de 2013

Dicas! - Como saber se está bom?

Usar ingredientes bons e frescos é essencial para uma receita dar certo, mas às vezes como saber se aquele ovo está bom ou se o leite ainda não azedou?



Aqui, algumas dicas encontradas por aí e outras que a mamãe ensinou.


Fermento em pó
Adicione 1 colher de sopa de fermento em um copo com 1/3 de água quente. Se borbulhar, ainda está fresco para uso.

Bicarbonato de sódio
Adicione 1 colher de sopa em uma mistura com 1/3 de água quente e 1/2 colher de vinagre. Se borbulhar, ainda está fresco para uso.

Ovos
Coloque os ovos em uma vasilha com água. Ovos frescos afundarão e ficarão de lado até o fundo, os mais velhos ficarão em pé em uma das extremidades (ainda bom para uso culinário). Os que boiarem já podemos descartar.

Leite
É preciso apurar os sentidos para identificar se o leite estragou. O primeiro contato essencial é através do cheiro, se sentir algo diferente, desconfie! Depois veja se a textura está alterada e por último, caso não identifique através das duas primeiras etapas, prove. Importante lembrar que o leite após aberto pode ficar sem refrigeração por no máximo 2h. Vale também anotar com caneta direto na caixa a data em que o produto foi aberto. Recomendam para que seja utilizado dentro de até 3 dias após aberto e mantido em refrigeração (0º a 4ºC).

Peixe
Veja os olhos e a coloração das guelras. Ambos devem estar com a aparência viva, brilhosa e com cor vibrante. Cheiro forte também é sinal de peixe velho.

Cenoura
Tente dobrar a cenoura como se fosse quebra-la como um lápis. Ela deve estar firme e com a coloração viva.

Tem dicas fresquinhas? Compartilhe! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário