quarta-feira, 20 de março de 2013

Paleta de Cordeiro Assada do Jamie

No último feriado prolongado decidi fazer uma comemoração atrasada de algumas conquistas de 2013 para testar uma das receitas do presentão que o namorado deu de aniversário.

Comece cedo, pois o cordeiro leva em média de 3 a 4 horas para assar. No forno de casa, segui a receita, deixando em fogo baixo, mas após 3 horas de espera e a carne ainda crua, resolvi aumentar para 200ºC e terminar o cozimento com mais 50 minutos. Mas, surpreendeu pela facilidade e sabor!

Foto do livro

Cordeiro Assado do Jamie

Para o cordeiro:

- 1 paleta de cordeiro (1,2kg)
- Sal
- Pimenta (fresca) moída
- 1 ramo de alecrim
- 2 cabeças de alho
- Papel alumínio

Para o molho:

- 2 conchas de caldo de legume
- Vinagre de vinho tinto
- 1 maço de hortelã fresco

Pré aqueça o forno à 270ºC.

Forre a assadeira com 1 cabeça do alho amassado (com a casca), metade do ramo de alecrim e reserve. Tempere o cordeiro com sal, pimenta e esfregue bem com o azeite, coloque-o por cima da "cama" de alho + alecrim já preparada e o restante do alho e alecrim , espalhe por cima do cordeiro. Cubra com papel alumínio e coloque no forno à 180ºC, por cerca de 4 horas.

Dica! Coloquei 2 cebolas com a casca cortadas pela metade, 1 batata com a casca lavada em rodelas grossas, pedaços de bacon especial e 1 linguiça de alho na forma, junto com o cordeiro. O tempo de cozimento é diferente, então tome cuidado para não ressecar a linguiça ou queimar o bacon. Podem ser retirados no meio do processo.

Após o cordeiro assado, tire- o da assadeira e reserve-o em uma travessa, cubra-o com papel alumínio e deixe descansar. Enquanto isso, descarte boa parte da gordura restante da assadeira e descarte os ramos de alecrim. Coloque a assadeira no fogo e acrescente a farinha. Adicione um pouco do caldo de legumes, para ajudar a dissolver todo o creme espesso do fundo e a farinha. Apenas 2 conchas cheias do caldo serão o suficiente. Abaixe o fogo e cozinhe em fervura branda por alguns minutos.

Por fim, pique a hortelã e no último minuto adicione-a, com o vinagre ao molho já pronto. - A quantidade de vinagre vai à gosto. Fui experimentando até atingir a acidez ideal, sem perder o sabor. A hortelã ajuda a amenizar o cheiro forte da carne de cordeiro. =)

Servi com arroz branco e um purê de batatas + cenouras, refogado na frigideira com azeite para ganhar textura e alguns pontos de "crocância".

Rendimento: 5 a 6 pessoas
Nível: Fácil

Nenhum comentário:

Postar um comentário