domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sukiya (すき家)

Para aguentar a correria dos japoneses no horário de almoço, no mesmo conceito de um fast-food normal, os restaurantes do Japão também adotam a filosofia de servir seus clientes de forma rápida com um cardápio inteiramente oriental.



Aqui no Brasil, há pouco, inauguraram uma das maiores redes de Gyudon do Japão. Gyu (牛) significa carne de vaca e Don (ドン) é "vasilha". Literalmente uma tigela com arroz japonês e carne e cebola temperadas com molho shoyu em cima. Existem várias versões desse prato e é outro que podemos adicionar o que quisermos. É um salvador da pátria quando se quer algo rápido e gostoso!!! =)

Acho que o primeiro que abriram foi lá no bairro da Liberdade, próximo ao metrô São Joaquim. É chegar lá, sentar, apertar o botão para ser atendido e escolher o seu pedido. É possível escolher até 3 tamanhos e também acompanhamentos extras.

P, M e G

Para o Gyudon temos o prato Tradicional, que vem com carne e cebola no molho shoyu e tempero especial da casa, e podemos também pedir em outras versões. Ovo Mole com Cebolinha, Queijo, Creme de Queijo, Molho de Tomate, Kimuchi e de Tomate com Queijo. Cada um sai com um preço diferente como mostra o cardápio abaixo.


Além do prato principal, temos outras opções como Curry Tradicional Japonês e também uma versão que vem servida com Feijão. Não sei qual o critério para terem escolhido essa combinação - talvez para agradar a clientela brasileira, e ainda não o experimentei, mas fica aí um desafio aos paladares mais aventureiros. =) Os Especiais - Don são outras versões em tigelas de arroz com outros acompanhamentos. Os Teishokus são combinações bastante comuns em restaurantes japoneses e variam bastante, no Sukiyá são sets de Arroz + Carne + Missoshiru + Tofú + Salada.

Descobri que abriram uma filial aqui perto de casa também, entre os metrôs Vila Mariana e Santa Cruz e fomos lá dar uma olhada. Pedi um Gyudon Pequeno com Kimuchi (conserva koreana apimentada) + Missoshiru. O acompanhante foi de Curry Japonês + Kara Aguê (frango empanada frito).

Karê japonês + Kara Aguê  + Conserva
Tam. M - R$12,50

Kimuchi Gyudon + Missoshiru
 Tam P - R$11,00

Todos os pratos servidos na casa, podem ser servidos com Acompanhamentos Extras abaixo e personalizado à gosto.

Acompanhamentos extras!

Achei interessante o fato de terem colocado em cada mesinha um pote de conserva de gengibre. Na maioria dos restaurantes japoneses encontramos esses potes de conserva em que podemos nos servir sem custo adicional e à vontade. =)

Conserva de gengibre

As novas filiais que estão abrindo adotaram um novo sistema de atendimento, ao invés de fazer o pedido ao graçom, já efetua o pedido no balcão e já sai com o prato na mão. Fast-food style!


Novo atendimento

Fui no Sukiya da São Joaquim e da primeira vez achei super bom por ser rápido, barato e gostoso. Porém, com a clientela aumentando, ainda mais na Liberdade que é ponto turístico, perto do metrô e cheio de faculdades e cursinhos ao redor, achei que o serviço ficou um pouco desorganizado. Faltam atendentes para tirar os pedidos, limpar as mesas e servir os pratos, tanto que a mesma pessoa que você vê na cozinha, às vezes é o mesmo que tira o seu pedido, limpa a sua mesa e depois te cobra no caixa. Tem ar-condicionado e nos horários de almoço e finais de semana é bem capaz ter que aguardar na fila para ser sentado a atendido. Para quem for sozinho ou em duas a três pessoas é possível sentar-se no balcão.

Quando fomos no Sukiya do Paraíso, já era bem tarde e estava tranquilo sermos atendidos e servidos rapidamente.

O do Santa Cruz é melhor nesse quesito pois, você acaba esperando no próprio balcão, senta e logo come. Ainda não é tão movimento quanto o da Liberdade, mas, no horário de almoço a casa enche. Toda a rede de Sukiya fica aberta nos 365 dias do ano. =)



Mais uma dica pra quem procura algo diferente no quesito fast-food e conhecer um dos pratos mais populares do Japão.

Update: Recentemente atualizaram o site com o cardápio online e preços disponíveis!


Maiores informações:

Sukiya

São Joaquim
R. Vergueiro, 72
Liberdade - São Paulo
11h às 23h

Paraíso
R. Dr. Rafael de Barros, 64
Paraíso - São Paulo
11h às 23h
(entre os metrôs Brigadeiro e Paraíso)

Santa Cruz
R. Domingos de Moraes, 2.258
Vila Mariana - São Paulo
11h às 23h
(entre os metrôs Santa Cruz e Vila Mariana)

Augusta (24 horas)
R. Augusta, 974
Paraíso - São Paulo
(próximo ao metrô Consolação)

Clique aqui para saber onde mais encontrar o Sukiya mais perto de você.

2 comentários:

  1. o sukiya do shopping light é muito bom .adorei

    ResponderExcluir