sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Obentou (お弁当)


Mais conhecido como "marmita" no Brasil, é uma das melhores heranças japonesas, segundo meu pai. Rs. Não tem nenhum segredo de preparo, cada um faz o que mais gosta, come-se frio e de preferência com bastante gente, em lugares abertos!

No Japão, em época de colégio, faculdade e até no trabalho, é costume levar comida feita em casa nas marmiteiras, famosos obentou bako ou obentou box. Hoje, encontramos diversos tipos, cores e tamanhos. Desde os mais clássicos, aos mais modernos e fofinhos. ^^ Podem ser encontrados facilmente no bairro da Liberdade!







Estojo para hashi

E lá no Japão, a moda é transformar uma simples refeição na mais divertida e colorida possível com bastante originalidade. Personagens de desenhos animados ganham vida com a criatividade e paciência na hora de montar o obentou. Alguém teria a coragem de arriscar??? Rsrs.



Meu Vizinho Totoro

Clássico

Lembro que quando meu primo ou tios participavam de jogos de baseball e campeonatos de kendô, sofria ao ter que acordar às 4:30 da manhã, pois, esses eventos costumam ser bem cedo. O que me animava, no entanto, era o fato de saber que a Obá (avó) ia levar obentou!!! Oniguiris bolinhos de arroz com furikake - uma espécie de pózinho com tempero de peixe, ovo, algas desidratados e gergelim (ver foto abaixo). Para acompanhar, milanesa de carne, omelete, salsicha e linguiça fritas e tsukemono - conserva japonesa. Sabor de infância!!! =9

Furikakes

Ideal para viagens!

É uma refeição completa e quase mágica!!! Não conseguimos explicar! Rsrs. O gostoso é sentar a bunda no chão seja onde for, comer com a mão, com a família e amigos. Para o preparo, tento adiantar o máximo, como cortar as salsichas e linguiças, temperar a carne e deixar o arroz lavado um dia antes. Para o oniguiri, tenho o costume de acordar bem cedo para ligar a panela e enquanto o arroz cozinha, começo o preparo do restante. Nos meus obentous não faltam omelete, oniguiri nem salsicha/linguiça. Ainda não aprendi a fazer um tsukemono e tamagomaki - bolinho de arroz enrolado no ovo, iguais as das minhas tias avós e Obás, mas assim que aprender, farão parte do cardápio! Rs.

Dia de pescaria


As fotos acima são de uma manhã no Pesqueiro Ueda em Mogi-Taiaçupeba com amigos, namorado, priminho e Oji (avô). A foto abaixo foi de um recente passeio ao Kinkaku-ji do Brasil em Itapecerica da Serra. Minha primeira vez na réplica exata do templo que existe em Kyoto. Recomendo para quem quiser sair do stress corriqueiro de São Paulo e renovar a alma. =)

Dia no Kinkaku-ji do Brasil

Réplica do templo de Kyoto

Para o Sr. Junji Masuda e D. Akemi U. Masuda, com quem aprendi tudo o que sei. =)

Um comentário: