quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Karê (カレーライス) / Curry japonês II

E esse verão com chuva e frio, alguém explica? Depois de passar o dia inteiro com a roupa molhada debaixo de ar-condicionado no trabalho com dor de cabeça, é chegar em casa e fazer um Karê para esquentar até a alma! Ok... nem tanto porque o nível de ardência não é alto, porque eu gosto dessa marca "House Vermont" para crianças, que leva mel e maçã. =9 Notem o desenho na caixinha!!! ^^ E, só para constar, ficou extremamente caro por conta dos problemas de exportação do Japão! Func func...


Já comentei em outro post (aqui) sobre o prato e a receita pode variar à gosto de quem a prepara. A de hoje, será com o que tinha em casa, mas devo comentar que o Karê de Costela da tia é um dos campeões da minha lista! Bom, como não postei as fotos antes, apresento-lhes o roux de curry. Tabletes já com o tempero pronto. Super prático! O roux desta marca custa hoje R$12,00 ou R$13,90. Depende bastante do comércio, mas tem outras marcas bem mais baratas também. Atentem ou perguntem aos vendedores sobre o nível de ardência que costuma estar desenhado na caixinha. Geralmente de 0 a 5.

A caixa contém 2 pacotes. (12 tabletes)

Roux de curry japonês.


Ingredientes:

- Batatas em cubos
- Cenouras em cubos
- Cebola
- Frango em cubos
- Água quente
- Roux ou pó de curry

Modo de preparo:

Tudo pronto para começar? Não reparem na diferença do tamanho das batatas com as cenouras. No caso fiz uma cebola média, 2 cenouras pequenas e 5 batatas pequenas. Utilizei 4 filés de frango e cortei em cubos, se preferir, tempere o frango com um pouco de sal e pimenta.




Pique as cebolas e refogue até dourar. Quanto tenho tempo de sobra, deixo caramelizar bem e acrescento pedaços de tomate, deixo quase queimar para realçar o sabor. Refogue os cubos de frango e tempere à gosto.



Coloque os cubos de cenoura e batata e cubra-os com a água quente. Cozinhe até os legumes ficarem macios. Adicione um cubo de karê e dissolva bem, misturando sempre para não empelotar. Aqui, fica à gosto também de cada um.



Eu que prefiro um karê mais encorpado, geralmente utilizo de 2 a 3 cubinhos. Quem gosta mais de um ensopadão, com apenas 1 cubo quebra-se o galho. Aí é controlar com a quantidade de água, provar para corrigir o sabor e servir quentão.  Está entre as minhas comfort foods preferidas!!!

Gohan (arroz japonês) + Ovo acompanhando
para noites de frio!!! ^^

Foto bônus de hoje. Vista do quarto, com céu azul, verde e laranja. =) Nem parece que choveu, né???

Um comentário: