segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Risoto de alho-poró, bacon e vinho branco


A F.T. ficou a semana inteira falando de vontades de risoto de queijo brie com aspargos que saí do trabalho, passei no mercado e fiz a versão Lado B. Rsrs. Fui rondando com o que podíamos incrementar o prato e já fazia um tempo que não me arriscava nos risotos caseiros. Matou uma saudade boa de comfort food! O tipo que comida que dá vontade de sentar no sofá, com um filminho e comer o panelão todo de colher e meia nos pés. Rs.

Por recomendação, fui testar o arroz Camil Especial - Culinária Italiana especial para risotos. Resolvi experimentar.


Grãos mais encorpados e rico em amido, que é liberado durante o cozimento para um risoto bem mais cremoso! =)


Ingredientes:

- ½ Cebola
- 1 talo de alho poró
- Bacon à gosto
- 1 medida de arroz para risotos
- Caldo (utilizei de legumes)
- 1 taça de vinho branco
- Sal
- Pimenta

Rendimento: 4 porções.

Modo de Preparo:

Primeiramente, esquente a água com o caldo de legumes. Pique a cebola e o bacon em cubos e o alho poró em meia lua.



Derreta a manteiga, coloque um fio de azeite para evitar que a manteiga queime rapidamente. Refogue a cebola e o alho poró em fogo médio. Para a cebola e o alho poró não dourarem demais, a dica é jogar uma pitada de sal, que libera a água dos alimentos e impede que dourem rapidamente. Adicione os cubos de bacon e espere dourar.


Adicione o arroz e misture até que ele fique coberto pelo óleo da manteiga/azeite e já absorva os sabores do refogado. =)


O segredo de um bom risoto está na hora de adicionar o caldo. Primeiro, devemos acrescentar 1 concha do vinho e misturar até que seque. Repita o processo mais 2 ou 3 vezes. Enfim, despeje todo o caldo e tampe a panela. Ou se preferir, continue o processo de acrescentar aos poucos o caldo, sempre misturando até que o arroz cozinhe e fique levemente al dente.


Se preferir, adicione um punhado de queijo parmesão ralado e misture bem até dar liga e dar mais cremosidade ao risoto. Acrescente mais caldo ou vinho branco, se necessário. Tempere à gosto com sal e pimenta do reino.


Para acompanhar, um filé de frango. =9

2 comentários:

  1. Caraca......tenho uma Chef de cozinha na família e não sabia! Eeeeeeta orgulho da titia.....hahahaha.

    ResponderExcluir