segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Crumble de Mirtilo

Comprei mirtilos e fiquei na crise do que poderia fazer com eles! Deixei no freezer e depois de uma justa seleção, sobraram duas receitas, ou era Muffins ou Crumble. Venceu o crumble que tirei do blog Technicolor Kitchen. Super simples e uma desculpa para comprar ramequins que ha tanto desejava!!! =)



Curiosidades

Muitos conhecem como blueberry, nome dado nos EUA. O mirtilo no Brasil foi introduzido apenas em 1983 por Alverides Machado dos Santos, de Pelotas (RS), que adaptou a fruta a ambientes com frios menos intensos como uma nova alternativa para os estados do Sul e Sudeste, de produção de frutas. Ainda é pequena comparada com outros países da América Latina, mas, o Brasil apresenta grande potencial para seu cultivo.

Ingredientes:

- 150g de mirtilos (estavam congelados)
- raspas de 1/2 limão siciliano
- 3 col. de sopa de açúcar refinado ou cristal
-1/4 col. de chá de amido de milho

Para o crumble:

- 35g de manteiga em temperatura ambiente
- 33g de farinha de amêndoas
- 50g de farinha de trigo
- 2 1/2 col. de sopa de açúcar refinado ou cristal

Modo de Preparo:

Pre-aqueça o forno a 2000C. Em uma vasilha misture os ingredientes secos para o crumble e a manteiga. Com um garfo ou ponta dos dedos, misture-os até atingir uma textura de areia molhada. Se achar necessário, vá adicionando os poucos mais farinha e açúcar.



Em outro pote, coloque o mirtilo, o açúcar, o amido e as raspas de limão e misture. Divida-os igualmente nos ramequins ou potinhos refratários. A P.S. do Technicolor recomenda dois potinhos de 200ml. Eu usei 3 potinhos menores. Em seguida, coloque a farofa de crumble por cima.




Coloque os para assar e espere até a farofa dourar e os mirtilos começarem a borbulhar. Como sobrou bastante farofa de crumble, assei em duas forminhas de petit gateau e fiz meio que um cookie crumble. Muito bom para comer com geléias e chocolate e sorvete e frutas e ... rsrsrs.


O namorado que não curte sobremesas com frutas aprovou! E o irmãozinho também. Selo de garantia comprovado! Haha... =) Passou dos meus melhores/piores críticos.

3 comentários:

  1. Corine Vasconcelos7 de dezembro de 2011 10:00

    Huuuum... deu água na boca Dê!!
    Adorei a história da fruta também... de onde veio e como chegou aqui. =)

    Sucesso nas receitinhas sempre!!!
    E claro, traga umas provinhas também, né?! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Nham nham nhaaaammm....parece fácil de fazer hein??? Me wants!! :)

    ResponderExcluir