quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Petit Larousse I - Bolo da Mamãe

Abrimos a sessão de domingo com essa receita. Que ao ler, lembrava bastante o Petit Gateau que já postei aqui. Começamos os preparos, já pensando em alternativas e adaptações que teríamos que fazer. Rs.

Bolo da Mamãe - Petit Larousse do Chocolate

Bolo da Mamãe

Ingredientes:

- 195g de chocolate meio amargo
- 150g de manteiga
- 6 ovos
- 300g de açúcar
- 95g de farinha de trigo peneirada
- 1 col. (sopa) de essência de café

Modo de Preparo: 

Pré aqueça o forno a 200ºC. - Aprendemos que 200ºC de uma receita que vem da Le Cordon Bleu, significa para aumentarmos mais uns 150ºC no nosso fogãozinho de casa. Lição n.1 do dia. Rsrs. - Unte com manteiga um prato de gratinar redondo, com capacidade para 2,5l. - Utilizamos um refratário de fazer gratinados retangular, porque dividimos a receita pela metade.

Pique grosseiramente o chocolate e leve-o para derreter em banho maria, juntamente com a manteiga.


Separe as gemas das claras de 3 ovos. Em uma tigela, misture as gemas com os 3 ovos inteiros e 250g de açúcar e bata até obter uma consistência cremosa. 


Nada como um bom fouet!

À parte, bata as 3 claras em neve e aos poucos vá adicionando o restante do açúcar até endurecer bem.

Fouet vermelho para combinar com as unhas. Rs.

Incorpore delicadmente o chocolate derretido à mistura da gema com açúcar e, em seguida, as claras em neve. Acrescente a farinha de trigo, depois a essência de café. (Veja no final do post como fazer a essência de café)


Despeje tudo no prato de gratinar e coloque-o dentro de uma travessa maior com água quente e leve ao forno para assar em banho-maria por 30 a 35 minutos. De modo que somente o centro do bolo fique umedecido. - No nosso caso, levou 1h e 20 minutos, pois, deixamos o forno em 200ºC e depois de 35 minutos aumentamos o fogo e deixamos mais meia hora.

Será que vai transbordar???
Retire do forno e deixe esfriar por alguns instantes antes de servir. Fica com um aspecto de souflé ao sair do forno.

Resultado

Quase um souflé

Ao esfriar ele começa a craquelar e a murchar (mas não se preocupem!), e decidimos - por que não? - despejar um pouco de ganache de chocolate meio amargo em cima e no centro do bolo. Chocolote nunca é demais, né? Rsrs... Poderíamos até ter enfeitado com um pouco de cacau peneirado. 

Porque não MAIS chocolate?! Rs,

DICA DO CHEFE: para obter a essência de café, faça uma infusão de 80g de café em pó em 150ml de água quente. Se necessário, adicione o equivalente a 1 colher (café) de café solúvel. Esse bolo fica ainda melhor quando acompanhado de frutas frescas da estação. - Nossa adaptação foi pegar uma col. de café de café solúvel e dissolvê-lo com quase nada de água. Misturamos bem para não empelotar e acrescentamos na receita.

Rendimento: 10 a 12 pessoas.

3 comentários:

  1. Ok, ok, minha dieta vai pro espaço! Não dá pra resistir.....

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse bolo ficou muito muito bom! Parabéns para vocês!

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz e deu certo!!!!
    Muito bom Denise, tá aprovada a receita =D.

    ResponderExcluir