segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Feira Boliviana Kantuta - Parte I

Há um tempo, sugeriram um rolê gastronário por São Paulo que nos deixou bastante curiosos. Falaram de uma feira boliviana que acontece todos os domingos próximo o metrô Armênia na Praça Kantuta (saiba o significado da palavra assistindo ao vídeo abaixo). Saímos da estação pegando a escada no final da plataforma - sentido Tucuruvi -  saímos da catraca e viramos à direita para pegar a R. Pedro Vicente. Andamos um pouco, pareceu bem mais por causa do calor do meio-dia, e ao nos aproximar logo sentimos o cheiro e a mudança de ares. Dividirei este post em duas partes para não ficar muito longo, sendo que na segunda, posto somente nossas experiências gastronômicas. =)


Chegando lá, encontramos barraquinhas de comidas típicas, de artesanato boliviano, com as famosas malhas e instrumentos andinos, grãos, cereais  e produtos típicos e até barracas de cabeleireiros (pelucarias). Na praça, crianças brincando no parque e muita música e animação.

Carlos Soto, dono de uma das mais famosas barracas de comida da feira, chegou ao Brasil em 1970 e hoje é presidente da associação gastronômica e cultural boliviana "Padre Bento", responsável pela administração da feira. Conta que com o intuito de tirar a imagem negativa dos bolivianos no Brasil, ele e seus conterrâneos realizam todos os domingos este evento para divulgar um pouco da rica cultura de sua terra natal.

Milho roxo!

Cerais andinos e produtos típicos

Ocarinas

Flauta de pã andina

Souvenirs

Poncho boliviano

Broa de milho

Broa e pães de milho.
Tudo apenas por R$1,00

Bebida de cevada sem álcool
Leite condensado e
mãe trançando o cabelo da filha

Encontrei esta reportagem que conta um pouco mais sobre esta feira!!! Vale a pena dar um clique! =)


Era como se não estivéssemos mais em São Paulo. Acabamos virando turistas em nossa própria cidade. Depois deste passeio, ficamos com mais vontade de conhecer outras culturas e procurar mais eventos similares. Foi uma ótima experiência que recomendamos a todos. =)


Maiores informações:

Feira Kantuta
R. Pedro Vicente, 625
Bairro do Pari - SP

Domingos - 11h as 19h

2 comentários:

  1. Ola Akemi San tudo bom.?
    Achei interessante teu blog e gostaria de fazer parceria.
    http://nipponpress.blogspot.com.br/
    http://receitasdeokinawa.blogspot.com/
    Meu face: http://www.facebook.com/ueharaakio
    http://www.facebook.com/groups/126149020764809/ Esse é meu grupo sobre receitas de okinawa no meu album tem inumeras fotos d gastronomia de Okinawa.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de comprar o milho roxo. como faço? em que época tem na feira?

    ResponderExcluir