quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Petit Gateau

Para quem não sabe, o Petit Gateau foi uma daquelas receitas que deram errado na cozinha... maravilhosamente errado!  Rs. A origem de seu inventor ainda é incerta, França, Estados Unidos, chefe francês radicado nos estados unidos... o fato é, todos querem ser o autor do bolinho de chocolate que nunca cresceu! Rsrs.

Fazia muito tempo que não fazia essa receita, mas, aproveitando esses dias chuvosos que nem dá vontade de sair de casa juntando a louca vontade de comer chocolote, resolvi ir pra cozinha. Meu pai encontrou essa receita por aí, nem eu sei ao certo a origem dela, mas, testamos, adoramos e desde então só fazemos esta! =) São poucos ingredientes e super fácil de se preparar.

Petit Gateau

Ingredientes:

- 100g de manteiga sem sal (a receita original pede 200g, mas fica muito gordurosa!)
- 270g de chocolate meio-amargo
- 2 ovos inteiros
- 2 gemas
- 2 col. sopa de farinha
- 2 col. sopa de açúcar (podem colocar 1 ou 2 col. a mais se gostarem de mais doce!)

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno à 180ºC.

Derreta a manteiga com o chocolate (no microondas ou banho maria) e esfrie.


Bata bem os ovos + gemas + açúcar até criar uma mistura homogênea, levemente aerada e amarelo claro. *Detalhe que na foto abaixo bati os ovos, acrescentei o açúcar para depois bater freneticamente até clarear a mistura. Mais fácil para quem tiver um fouet grande ou batedeira elétrica. Mas, meu fouetzinho que comprei no Nihon já quebra o maior galho!!! =)




Junte aos poucos o chocolate + manteiga derretidos e mexa bem! (Importante não deixar o calor do chocolate cozinhar os ovos! Usem os muques, people! Hahaha...) Acrescente as colheres de farinha peneirada mexendo cuidadosamente para não empelotar. O resultado é uma massa bastante densa e um pouco "gelatinosa".



Em forminhas untadas com manteiga e farinha, coloque a massa até a metade e asse por cerca de 8~10 minutos (pode variar de acordo com o forno!), mas fique de olho até a massa crescer de leve, as bordas se firmarem e o centro continuar meio "mole". O rendimento da receita varia de acordo com o tamanho das forminhas. Com uma receita, consigo tirar mais ou menos 12 bolinhos médios.



Dica! Gosto de colocar as forminhas já com a massa na geladeira por alguns minutos antes de assá-los. É um pouco mais fácil acertar o ponto do cozimento! =) Como acompanhamento, calda de chocolate quente, chantilly, sorvete, frutas, nutella, geléia, um bom espresso... e o que mais as lombrigas pedirem!!! Rs...

Espero que gostem do resultado!!! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário