terça-feira, 25 de outubro de 2011

Dia Mundial do Macarrão

Criado no dia 25 de Outubro de 1995, durante o Congresso Mundial de Macarrão, realizado em Roma, que reuniu os principais fabricantes do mundo. Desde então, a data é comemorada em diversos países, com o objetivo de difundir os benefício do macarrão e aumentar o consumo per capita.

No Brasil, a dara é promovida pela Abima - Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias. E o Brasil representando pela importante participação no mercado de massas foi sede do IV Congresso Mundial de Macarrão, que ocorreu no Rio de Janeiro em 2010.

De vez em quando rola uma vontade louca de comer macarrão de massa fresca e acabo na cozinha. Apesar de fazer um tempão que não faço, utilizo a receita básica, faço na mão mesmo e abro com o "rolo" improvisado de uma garrafa de sakê! Rsrsrs. Tenho tido a sorte de ganhar de uns tempos para cá um pacotão de massa fresca da vovó da J.F., que sempre com coração de Nonna manda para mim quando prepara um pouco.

E em comemoração ao Dia do Macarrão, vou postar primeiramente a receita de massa fresca. Os acompanhamentos e modos de preparo seguirão em posts futuros. A proporção será sempre para 1 pessoa, 100g de farinha de trigo e 1 ovo. Aí é só fazer as contas e multiplicar pela quantidade dos gulosos ou pelo tamanho da fome!!! Rsrs.

O preparo é bem simples. Posto depois as fotos com o passo a passo! =)

Faça um montinho de farinha, assente uma "vala" no meio do monte e quebre o(s) ovo(s).


Com movimentos circulares e com a ajuda de um garfo, misture a farinha e o ovo devagar, até atingir uma massa quase uniforme. Aí, chega a hora de botar as mãos na massa! Sove bem até homogeneizar a massa e ela ficar "lisinha". Faça uma bola e descanse por cerca de 30 minutos a 1 hora debaixo de um pano úmido.

Não esqueçam de polvilhar farinha na superfície antes, para não grudar. Abra bem a massa, dobre-a no meio e abra novamente. Repita o processo umas 5 vezes com o utensílio de sua preferência. Rolo de massa ou máquina de macarrão (sonho de consumo!!!), até a massa ficar bem lisinha. Quando atingir a textura ideal, abra na espessura que preferir (lembrando que ela dá uma leve inchada na fervura) e corte as tiras como preferir. Linguine, Talharim, Papardelle... (veja aqui outros tipos de massa).

Diferente das massas industrializadas, a massa fresca fica pronta bem mais rápida. Então, na hora do preparo, atentem bem para o tempo de cozimento que varia de acordo com a espessura da massa. Ok? Aí fica à gosto do cliente. Eu curto a massa bem al dente e fininha, quase transparente (que só se consegue quando feita em máquina).

Bom, como ando ocupada com algumas coisas, posto depois as receitas e fotos. E espero que assim como aconteceu comigo, após o preparo da massa fresca, também se apaixonem um pouco mais pela cozinha!!!

Para quem quiser comemorar o dia, mas com a preguiça de ir à cozinha, segue a dica da de restaurantes com promoções na página da UOL. (clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário