quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Karê (カレーライス) / Curry japonês

O caril ou curry é um pó amarelo e muito aromático composto de várias especiarias e muito utilizada na culinária asiática. É na verdade, um condimento com o mix básico de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Cada país emprega o caril nos pratos mais típicos da região, mas hoje, falarei do curry japonês, mais conhecido como Karê. O motivo, saberão logo no final deste post. ^^

No Japão, o mais comum de se encontrar é o roux (ルー). Um tablete que só é preciso dissolver no caldo com os ingredientes cozidos. Geralmente, batatas, cenouras, carne, frango, berinjela, tomate, ketchup e o que mais der vontade! É super fácil de se fazer e rende bastante, ótima opção para quem precisa levar marmitas ao trabalho como eu.  Costumo usar o roux da marca abaixo, House Vermont Karê, por levar mel e maçã na mistura. Fica suave e muito mais saboroso!!! Pode ser encontrado em mercearias orientais e de produtos importados, ou no bairro da Liberdade, que costuma ser mais barato. Fica a dica! ^^ Mas, hoje falarei mais curiosidades e outro dia posto a receita.


No Japão, podemos encontrar redes de restaurantes especializados em karê como a famosa Kare House CoCo, que tem filiais no mundo inteiro. A brincadeira é a seguinte, o restaurante possui os currys em vários níveis de "ardência" em seu cardápio. Rs. Temos do que não é nada ardido (amaguti), geralmente para crianças, até o nível 10 para os mais aventureiros. O engraçado é ver as legendas!!! E dependendo da região da filial, encontramos o cardápio até em português! 



Foi difícil escolher dentre tantos sabores!!! Tinha bem mais, mas perdi algumas fotos! =(  E o vencedor acabou sendo o Katsu Karê, de carne de porco!!! *nham nham* A novata aqui que não tinha nem idéia do quão ardido eram os níveis, acabou pedindo o nível 2 de brincadeira e quase morreu no processo!!! hahaha...



  
Dá pra perceber pelo carão que não estava nem um pouco ardido, né? Mas para honrar o nome da família não desisti e comi o pratão inteiro!!!! Uf... depois meu tio disse que eu era louca, porque ele sempre pede o nível de criança!!! hahaha... mas super valeu a experiência.

Bom, esse post não foi só pra fazer vontade nos que passam por aqui! É pra dar a maravilhosa notícia de que estamos para ter nosso próprio Karê House no bairro da Liberdade!!!! Woohooo! \o/ Sim, sim, se tudo ocorrer dentro do planejado, em meados de Outubro poderemos experimentar os karês ao estilo japonês! Ainda não tenho certeza qual a rede que virá ao Brasil, mas sei que estarei lá assim que abrir!!! =)

3 comentários:

  1. Nossa!
    Eu acho que tenho então que comer o nível -2. Porque com o tablete mais fraco aqui no Brasil já começo a lacrimejar ...... minha nossa!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha... nível -2 foi boa, Sr. Alvaro! xD

    Não me esquecerei tiaaa!!! Iremos quando você quiser!!! ^^

    ResponderExcluir