sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Doceria Alteza e curiosidades

Num cantinho do bairro da Liberdade, esconde-se uma doceria que foi um pecado não saber de sua existência até agora!!! E depois de tantas boas referências e elogios, tive que ir lá conhecer a tal. É um estabelecimento bem simples, sem fuxicos nem nada, com singelas opções de docinhos para os olhos gordos de quem passa. A vontade é de pedir um de cada!

Alinhar ao centroMinha primeira escolha, e acredito que será bastante difícil superá-la daqui pra frente, foi o bolo de Matchá (chá verde), com recheio de doce de leite.


O namorado pediu o Floresta Negra, e lógico, como um bom cidadão, me deu um teco para experimentar! Arigatou! ^^


O dono Yih-Te Tsai (taiwanês) estudou por 3 anos as técnicas e algumas receitas nas confeitarias do Japão. Podemos assistir por uma janela, que permite vista da cozinha o processo e a linha de produção.


Os japoneses e seus descendentes possuem uma relação bastante peculiar com a alimentação, ainda mais depois da passagem pela G.M. em que comida era luxo de poucos. Até hoje batyans (avós) e jityans (avôs) fazem cara feia se deixarmos comida no prato. A comida é sagrada e devemos ser gratos pelo que comemos, sempre. Daí a tradição de falarmos antes "itadakimasu" e após "gotisousamadeshita" às refeições. São singelas preces de agradecimento e demonstração de respeito às vidas que foram sacrificadas para nos servir, colocando os seres humanos, plantas e animais no mesmo plano de excelência.

Ao assistirmos canais japoneses, encontramos vários programas culinários e em tv shows a maioria dos prêmios ou recompensas são pratos raros ou caros. Nos filmes japoneses temos também diversos filmes que utilizam a gastronomia para refletir um conceito e até mesmo a própria cultura japonesa. Recomendo para quem quiser, o filme "Tampopo". No Japão a aparência dos doces, principalmente, é impecável e chega a ser fator decisivo na hora da escolha! Chega até a dar pena de comer e desmanchar o que às vezes parecem ser obras de arte! Rs...


Maiores informações:

Doceria Alteza
R. Américo de Campos, 36
Liberdade - São Paulo
(11) 3203-1388

2 comentários:

  1. Ai que vontade de trazer o japão e todas aquelas deliciosas comida pro meu dia-a-dia!! Que saudade dos combinesss!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei a dica do lugar... me leva la!!!! ???
    e o filme ? vc tem?

    ResponderExcluir