quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dia do Miojo

O macarrão instantâneo (ramen), foi criado no Japão há 53 anos atrás pelo Sr. Momofuku Ando. A idéia de criar o macarrão de 3 minutos surgiu ao observar as longas filas no mercado negro do país, após a 2ª G.M., durante o período de racionamento de comida.

"A paz estará garantida quando não se está com fome." e "Pessoas bem alimentadas construirão um mundo melhor." são os lemas inspiradores do Sr. Ando.


No Brasil, ele só deu as caras em 1956. Era inicialmente produzido por três chineses imigrantes com o nome de Miojo. A marca foi comprada pela Nissin Ajinomoto Alimentos Ltda, e que consolidou o produto como líder do segmento, tornando a marca como sinônimo de macarrão instantâneo.

São inúmeras as receitas que incrementam o miojo, algumas bastante originais e outras um tanto quanto esquisitas. A que me parece campeã na opinião de conhecidos é que leva bastante requeijão!!! (Não tem como errar aí! *nham nham*)



Mas, para mim, a receita clássica de família, inventada láaa quando o papai era um moleque pela tia Avó a quem levo o nome, é o macarrão do miojo frito com bacon e repolho salpicado com o próprio tempero de carne. Receita infalível para os momentos de larica e para quando não se tem nada pra comer. Como não consegui passar no mercado ontem, posto fotos e modo de preparo outro dia. ^^ E, por enquanto, curtam o dia do Miojão salvador da pátria!

Cookies


Se alguém estiver se questionando do porquê "Cookie Monster" no título do blog, a culpa são dessas fofuras (literalmente) que tiram minhas noites de sono mas me dão o maior prazer de fazê-los. ^^ Ontem tive uma encomenda de mais ou menos 150 cookies de chocolate. Virei escrava da cozinha minúscula para poder assar a tempo 5 receitas depois de um dia de trabalho e uma noite de Udon. Rs. Baking since 5 a.m. this morning...


São bastante simples de se fazer (Bom, isso quando se tem uma batedeira e um forno que caiba mais de 10 cookies por vez! O que não é o caso aqui. T_T Rs...), e os ingredientes, apesar de serem um pouco difíceis de se ter na despensa, podem ser substituídos facilmente.

A magia por trás deste cookie é o fato de ser triplamente pecaminoso. Chocolate 70% derretido na massa, cacau em pó e gotas de chocolate meio amargo para finalizar. Precisa mais??? Rs. E diferentemente dos cookies convencionais, ele tem uma textura que pode mais ser descrita como... "nuvens de chocolate", por serem fofos e deliciosos! É uma boa pedida pra quem quer presentear um amigo e não sabe o que comprar! Fica a dica! ^^

Aceito encomendas, tá?

Ceagesp I

Quarta-feira é dia dee.... Udon na feira noturna do Ceagesp, meu povo!!! Já está virando tradição irmos pelo menos uma vez por mês na barraquinha do Hara. Podemos encontrá-la na ativa também aos sábados de manhã, das 7h00 ao 12h00 para os que curtem um almoço bem cedo.




Coisa linda da titia que deixa as quartas noturnas de inverno mais felizes e com água na boca! Udon (grande, lógico!) com tempurá de legumes, negui (cebolinha), ovo, tikuwá (massa de peixe). =)




Na barraca do Hara temos também, outras opções de pratos. Yakisoba, harumaki, coxinha de frango, tempurá de legumes... deem uma olhadela no cardápio abaixo com as opções e preços.





E o movimento é forte para um final de quarta-feira, sempre que chegamos (umas 20h30~21h00) a comida já está para acabar.

Na "praça de alimentação" podemos degustar também de outras petiscos, como a Batata Suíça, Pastel de feira, caldo de cana, milho na manteiga, churrasquinho e até uma barraca de temaki e shashimi. =)

E para quem gosta de fazer a feira, a qualidade de produtos no varejo hortifrutigranjeiro não deixa a desejar. Preços acessíveis, boa qualidade e de vez em quando rola uns achados de produtos exóticos.




Mais informações:

Local: Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 - Vila Leopoldina

Sábado: 6h às 12h30 e
Domingo: 7h às 13h (Pavilhão MLP - entrada pelo portão 3)

Quartas-feiras: 14h às 22h (Pavilhão PBCF - entrada pelo portão 7)

Estacionamento Gratuito

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Presentes de aniversário II

Mais presentinhos e mimos do pessoal do trabalho! =) Forminhas de muffins de silicone, super coloridas e fofas e um livro com 28 receitas, em francês (ooh la la). Não vejo a hora de testar todas as receitas!!!!!!




Ganhei também esse chaveiro de brigadeiro. Não é de deixar com aquela vontade??? Pena que não dá para vocês sentirem o cheiro, porque pra situação ficar ainda mais tentadora, ele tem um cheirinho de baunilha com chocolate. (*baba) Rs.



Obrigada pelo carinho, pessoal!!!! ^^

Presentes de aniversário I

Dia 31 de Julho, completei mais um ano de vida e pude reunir as pessoas mais queridas pra comemorar com muita comida boa e conversas felizes!!! =) Agradeço de coração a todos que compareceram e desejaram felicitações! Para não quebrar a tradição, ganhei da titia uma forma de brownies ma-ra-vi-lho-sos que fizeram muito sucesso entre os amigos, e dessa vez, com os mimos que só a tia coruja podia fazer, estrelinhas coloridas pra sobrinha de 23 aninhos... rs.



Pra fechar com chave de ouro, ganhei do namorado e da amiga de jardim de infância dois livros que há muito queria comprar!!! Hontou ni arigatougozaimasu!!!!


Espero que deles saiam muitas receitas gostosas para poder compartilhar com todos vocês!!! Assim que testar uma receita, postarei no blog os resultados bons ou não. Rs...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fantasia vs. Realidade

Depois do boom de programas culinários na televisão, muitos aprenderam a gostar de ir pra cozinha e botar a mão na massa. Hoje vemos como a alta gastronomia está valorizada e o mercado cresce cada vez mais, inclusive no Brasil. Mas, quem realmente quer entrar nesse mundo, deve arregaçar as mangas e estar disposto a dar o sangue (em muitos casos, literalmente), e colocar na cabeça que não é fácil e nem sempre mágico como todos imaginam.

Uma reportagem da Folha.com, apontou que no Brasil, esse mercado cresce cada vez mais e com ele a procura. E hoje, é possível encontrar várias instituições que oferecem cursos de graduação em gastronomia. No entanto, o número daqueles que conseguem se formar e ainda aguentar a pressão da cozinha é insignificante em comparação às vagas oferecidas. Leia mais.

Então para os que querem entrar no mercado, e aliás, isso vale para qualquer outra área, é sempre bom dar uma boa pesquisada, fazer contatos com profissionais do mercado e até pedir para observar o ambiente de trabalho, refletir se é isso mesmo o que você quer, para não quebrar a cara no meio do caminho.